quarta-feira, 15 de agosto de 2012

É Hoje - 10 anos de Caminhada com Maria



terça-feira, 14 de agosto de 2012

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Santuário da Assunção em Fortaleza

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é uma igreja moderna, toda aberta, muito simbólica e funcional.

O projeto é de autoria do arquiteto cearense Marrocos Aragão. 
É uma construção que nasce do chão, lembrando a Assunção de Nossa Senho

ra que saíndo do meio do povo, é elevada ao Céu. É uma construção redonda com altar no centro, sinal da Igreja-comunidade que se reúne, partilha e celebra em volta do Altar de Cristo. Uma arquitetura sem paredes, sem janelas, uma Igreja arejada pelo vento do Espírito Santo, aberta ao presente, ao passado e ao futuro. Erguida pelo povo, em comunhão fraterna e participação libertadora. Toda sua estrutura foi levantada a partir de doações de ferro velho, papel, latas e vidros velhos... Uma Igreja Transformadora, encarnada numa sociedade velha e nela gerando um mundo novo.



O Santuário de Nossa Senhora da Assunção começou a ser construído em 1984, em sistema de mutirão, que sempre contou com a participação de elevado número de pessoas, quer trabalhando nos diversos setores da obra, quer contribuindo nas várias campanhas de rifas, bingos, ferro velho, papel velho, garrafas vazias, torneiras estragadas, plásticos, etc. O engajamento nesta obra onde todos se alistaram voluntariosamente, inclusive os técnicos (Arquiteto e Engenheiros), sem qualquer remuneração pelo seu trabalho é escola de participação para a Comunhão Paroquial, que quis construir o Santuário como expressão de uma Igreja viva.

Esta construção foi ofertada a D. Aluisio Lorscheider em suas bodas de Prata Episcopal, como gesto concreto desta Comunidade Paroquial, pois este Santuário é expressão materializada da Igreja que D. Aluisio personificava e animava.

A Imagem da Padroeira é uma obra de arte rara. Peça de madeira de cedro, com 1,50cm de altura em estilo barroco, esculpida por artistas portugueses da região de Braga. Encontra-se num nicho de vidro como que suspenso, simbolizando a sua assunção.
A imagem foi benzida no dia 06 de agosto de 1988 por D. Edimilson Cruz, bispo auxiliar de fortaleza, na Catedral. Conduzida, depois, até ao Santuário numa caminhada onde participaram mais de 10.000 pessoas. 




Quando o Papa João Paulo II veio ao Ceará, foi erguida uma cruz no Estádio do Castelão onde sua Santidade celebrou a Eucaristia. A Cruz em talha, artesanato típico cearense, foi construída propositalmente para essa solenidade por artistas locais. Essas talhas foram ofertadas ao Santuário por D. Aluisio e servem de Painel de fundo do altar dando um toque de beleza singular a todo o conjunto. Das mesmas talhas conseguiu-se fazer ainda a Porta do Sacrário e arranjos na Capela do Santíssimo Sacramento.

Tudo no Santuário é natural. A Pia Batismal é constituída de duas conchas marinhas gigantes, de 90x60 cm, originárias da costa das Filipinas no Oceano Índico e trazidas especialmente para este fim.
Vem se tornando tradição a elaboração de um tapete de diversos materiais recicláveis pelas crianças, jovens e adultos no dia do encerramento da Festa de Nossa Senhora da Assunção. Desde cedo as pessoas constroem este tapete com serragem, pó de café, sementes e etc..., com as quais irão representar diversos quadros ilustrados alusivos à festa da Padroeira
Durante a construção foram realizadas diversas campanhas. Desde o tijolo, saco de cimento, a telha, muitos se empenharam para que fosse realizado o sonho. Algumas campanhas marcaram pelo seu significado, a do papel velho, latas, garrafas foi lançada com o intuito de se fazer o portão principal de alumínio. Recebemos na altura 14 toneladas de papel. A campanha da telha foi feita de casa em casa e com a das torneiras velhas conseguimos 120 quilos de bronze com o qual se fez a placa comemorativa da inauguração e ainda o prato do Círio Pascal.

O velho vira novo, símbolo de uma Igreja que constantemente se renova e se transforma.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Missa de hoje no Santuário

A Comunidade São Luiz Gonzaga anima hoje a liturgia da nossa Festa da Padroeira.

São Luiz é a mais antiga comunidade de nossa paróquia, inclusive é mais velha que a própria paróquia.

Localizada na Barra do Ceará, é reconhecida pela sua perseverança, por sua história de luta pelas causas sociais nos anos 1990 e pelo gosto pela arte, quando a maior parte dos jovens de lá integravam os grupos de teatro da nossa paróquia.


É interessante ver quando as senhoras vêm às reuniões ou às celebrações juntas, amizades de anos, com suas saias longas coloridas, a bíblia na mão e a alegria no rosto. Todos são importantes na caminhada, mas como não associar São Luiz à perseverança dessas irmãs, catequistas e que se dedicam tanto ao estudo da Palavra de Deus?

Inesquecíveis as festas para o padroeiro, quando fechavam a rua da capela e celebravam lá fora e logo em seguida, começavam o convívio. Atualmente estão ampliando a capela e o espaço pastoral. São Luiz Gonzaga é considerado o Patrono da Juventude. 

A Eucaristia será presidida pelo Pe. Zé Maria, nosso vigário, exemplo de homem trabalhador, incansável, jovem e simples. Às 19h, no Santuário.




Fonte: Wilkson Santos

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Missa de hoje no Santuário

É composta por antigos moradores, mas congrega jovens e crianças. Sempre com um pé no chão, volta e meia dá gosto às lutas dos moradores de lá, como quando se envolveu na luta para iluminar a quadra do Beira Rio. A Comunidade Sagrado Coração de Jesus tem na sua história a preocupação com o não engajado e por isso, também é famosa pelos momentos de relaxamento e lazer. Quem nunca participou do Aconchego, quando todos nos reuníamos para ouvir música e prosear? Ou quem nunca ouviu falar dos bailes de carnaval promovidos por lá? De um jeito leve e fraterno participa das decisões dos agentes e partilham...

Jamais esqueceremos o café da manhã promovido pela Comunidade quando Uiara Garcia e Marcelo se casaram... 

A celebração de hoje, às 19h, será presidida pelo Pe. Francileudo, que passou pouco tempo, mas deixou sua marca na nossa história de 30 anos!


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Missa de hoje no Santuário

Hoje quem anima a liturgia é a Comunidade São Vicente. Composta dos mais antigos moradores dos conjuntos habitacionais dessa área, Nova Assunção, é uma das comunidades que nasceram a partir da descentralização paroquial ocorrida em 1995, quando Pe. Tomás era pároco. A Eucaristia será presidida pelo Pe. Tomás, que muito incentivou a caminhada da Comunidade São Vicente. 

Horário: 19h.





Com Maria há trinta anos fazemos história! Vc faz parte dela...


Fonte: Wilkson Santos

domingo, 5 de agosto de 2012

Missa de hoje no Santuário

E hoje na Festa de Nossa Senhora da Assunção quem vem celebrar conosco é nosso 3° Pároco Pe. Alvaro Campos, missionário a serviço do Cristo Marginalizado e esquecido! 

A comunidade de Imaculada Conceição será a responsavel pela liturgia e nos encantará com seu jeito simples e belo de celebrar! 




Com Maria há 30 anos fazemos história!

Fonte: Wilkson Santos

Evangelho do dia: (João 6,24-35)


18º Domingo Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 
25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”
26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 
28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 
30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 
35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Fonte: Cn

Santo do dia: Santo Apolinário

Neste mesmo dia em que comemoramos a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior em Roma, lembramos com alegria da vida de santidade do mais antigo Bispo de Ravena: Santo Apolinário. Nascido no Séc. I numa família pagã, foi convertido por Deus em Roma, através da pregação do apóstolo São Pedro. 

No tempo de Apolinário o paganismo e sincretismo estavam dominando todo o Império e, por isso, todo evangelizador corria grandes riscos de vida. Com a missão indicando a evangelização do Norte da Itália, foi ele edificar a Igreja de Ravena, a qual tornou-se na Itália, depois de Roma, pólo do Cristianismo.


Por causa de Jesus Cristo e do Seu Reino, lutou contra as tentações, permaneceu fiel, com coragem sofreu e suportou até mesmo as torturas como confessor e, mais tarde, o martírio. Conta-nos a história que diante do Édito de Milão em 313, a Igreja Católica adquiriu liberdade religiosa e com isso pôde livremente evangelizar o Império Romano, assim como venerar seus santos; é deste período que encontramos em Ravena grande devoção ao Santo Bispo do qual celebramos hoje, herói da nossa fé.

Santo Apolinário, rogai por nós!


Fonte: Cn

sábado, 4 de agosto de 2012

Missa de hoje no Santuário

E hoje na Festa de Nossa Senhora da Assunção o nosso celebrante é o Padre Domingos Cunha... onde a Comunidade de São Pedro reflitirá a tematica sobre a "JUVENTUDE", que tão nosso celebrante sabe falar, partilhar e celebrar! Te espero Lá...




Com Maria há 30 anos fazemos história! Vc faz parte dela!

Evangelho do dia: (Mateus 14,1-12)


São João Maria Vianney



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 
8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.



Fonte: Cn

Santo do dia: São João Maria Vianney

Com admiração, alegramo-nos com a santidade de vida do patrono de todos os vigários, conhecido por Cura D'Ars. São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução Napoleônica. 

Camponês de mente rude, proveniente de uma família simples e bem religiosa, percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio, mas antes de sua consagração, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia "acertar" o passo com o seu batalhão.

Ele era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época (curiosamente começou a ler e escrever somente com 18 anos de idade). 



João Maria Vianney, ajudado por um antigo e amigo vigário, conseguiu tornar-se sacerdote e aceitou ser pároco na pequena aldeia "pagã", chamada Ars, onde o povo era dado aos cabarés, vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias; tanto assim que suspirou o Santo: "Neste meio, tenho medo até de me perder". Dentro da lógica da natureza vem o medo; mas da Graça, a coragem. Com o Rosário nas mãos, joelhos dobrados diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos e enorme disponibilidade para catequizar, o santo não só atende ao povo local como também ao de fora no Sacramento da Reconciliação. Dessa forma, consumiu-se durante 40 anos por causa dos demais (chegando a permanecer 18 horas dentro de um Confessionário alimentando-se de batata e pão).

Portanto, São João Maria Vianney, que viveu até aos 73 anos, tornou-se para o povo não somente exemplo de progresso e construção de uma ferrovia – que servia para a visita dos peregrinos – mas principalmente, e antes de tudo, exemplo de santidade, de dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação e progresso do Reino de Deus para uma multidão, pois, como padre teve tudo de homem e ao mesmo tempo tudo de Deus.

São João Maria Vianney, rogai por nós!



Fonte: Cn

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Evangelho do dia: (Mateus 13,54-58)


17ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então de onde lhe vem tudo isso? 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Cn


Santa do dia: Santa Lídia

Uma antiga tradição cristã a respeito do culto aos santos demonstra que Santa Lídia foi uma das primeiras santas a serem veneradas dentro da fé católica. 




Lídia era uma prosélita, ou seja, uma pagã convertida ao judaísmo. Veio da Grécia asiática e instalou-se para o seu comércio em Filipos, porto do Mar Egeu. Fez-se cristã pelo ano de 55, quando São Paulo evangelizava essa região. São Lucas, que andava com o Apóstolo, contou este episódio:

"...Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia" (At 16,12-14)

As formalidades da canonização levam frequentemente muitos anos. Foram, porém, curtíssimas ao tratar-se de Santa Lídia. Foi Barónio (+ 1607) que, em 1586, com sua própria autoridade, a introduziu no Martirológio romano, cuja revisão lhe estava entregue.

Santa Lídia, rogai por nós!



Fonte: Cn

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Evangelho do dia (Mateus 13,47-53)


17ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Cn

Santo do dia: Santo Eusébio de Vercelli

Hoje nós lembramos o testemunho de santidade de Eusébio, que nasceu no começo do século IV, na Sardenha e não tinha este nome, até ir para Roma em procura de lucro com a Política e o Direito. Encontrado por Jesus, converteu-se e recebeu as águas do Batismo e o novo nome de Eusébio, pois foi batizado pelo Papa Eusébio.

De simples leitor da Igreja de Roma, Eusébio foi ordenado sacerdote e depois em 345, Bispo em Vercelli, onde exerceu seu ministério com zelo, muito amor às almas e à Verdade. Dentre tantas inspirações para a Diocese, Eusébio vivia comunitariamente com seus sacerdotes, e desta comunhão conseguiu forças para vencer os bons combates do dia-a-dia.





Santo Eusébio de Vercelli por opor-se ao Arianismo que buscava erroneamente negar a divindade de Cristo, foi exilado com outros santos Bispos pelo imperador Constâncio. Despachado com algemas para a Palestina, Eusébio sofreu torturas e sobreviveu por seis anos fechado numa prisão. Quando liberto aproveitou para visitar as Igrejas do Oriente. Ao voltar foi acolhido como vencedor pelos irmãos no Episcopado, Clero e todo o povo, e até entrar no Céu em 370, venceu o Arianismo com Santo Hilário e unificou as Igrejas. 

Santo Eusébio de Vercelli, rogai por nós!



Fonte: Cn

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Evangelho do dia (Mateus 13,44-46)

Sto. Afonso Maria de Ligório


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.



Fonte: Cn

Santo do dia: Santo Afonso Maria de Ligório

Celebramos, neste dia, a memória de um santo Bispo e Doutor da Igreja que se tornou pelo seu testemunho "Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral". Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo à fama. 

Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e já se destacava em sua posição social quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo. 




Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses; isto até contagiar vários e fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália convertendo pecadores, reformando costumes e santificando as famílias, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito Bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus, mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundação. 

Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!



Fonte: Cn

terça-feira, 10 de julho de 2012

Contagem regressiva!!!



O Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Teve início em Fortaleza-CE em 1997, quando lideranças da Comunidade Católica Shalom tiveram a inspiração de oferecer ao jovem cearense e turistas uma opção sadia e segura de lazer no final das férias. A fórmula do evento foi um sucesso. Rapidamente cresceu em número de público e se multiplicou em outros estados. Hoje acontecem edições do Festival Halleluya em Natal-RN, São Luís-MA, Salvador-BA, Aracaju-SE, São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ e em outros países, como Israel e Roma.

Em 2012

Em 2012, o Festival Halleluya completa 15 anos de atividades e ainda marca a comemoração dos 30 anos de fundação da Comunidade Católica Shalom, idealizadora e promotora do evento. Uma das novidades é o Espaço Cultural, local onde acontecerá o Festival de Artes Integradas (música, teatro e dança), a exposição Shalom 30 anos e a primeira edição do web programa Halleluya. Em breve, serão divulgadas as atrações deste ano que prometem agradar todos os públicos. A campanha com o HEMOCE para coleta de sangue também será reforçada e o Festival de Artes Integradas colocará no palco do evento novos talentos.

Histórico

Tudo começou em 1995, com a criação do Trifest – três dias de festa promovidos pelo Projeto Juventude da Comunidade Católica Shalom. Três anos depois, uma inspiração ousada transformou a festa em um grande evento, tornando Fortaleza um ponto de intercâmbio entre artistas locais e nacionais. Assim nascia o Halleluya, um convite à alegria que não passa. Durante os oito primeiros anos, o evento foi realizado no anfiteatro do Parque do Cocó. Com a crescente adesão do público, o Halleluya precisou ser transferido para um espaço mais amplo. Foi então que montou sua arena no Condomínio Espiritual Uirapuru no ano de 2005. O espaço fica próximo ao estádio Plácido Castelo (Castelão), que atualmente passa por reformas em vista dos jogos da Copa do Mundo em 2014. A primeira edição do Halleluya, realizada no CEU, como é conhecido o condomínio, atraiu 350.000 pessoas. No ano seguinte, em 2006, chegou à marca dos 400.000 participantes em cinco dias de realização. Artistas de gravadoras renomadas já passaram pelo palco do evento, como Pe. Fábio de Melo, Adriana, Dominus, Cantores de Deus, Adoração e Vida, Suely Façanha, Dunga da Comunidade Canção Nova e a banda de rock católico Rosa de Saron. Atrações internacionais como Martin Valverde e Banda MontSion já foram atrações do evento



Fonte: http://www.festivalhalleluya.org
Face: https://www.facebook.com/festivalhalleluyaoficial



sábado, 16 de junho de 2012

Evangelho do dia (Lucas 2,41-51)


Imaculado Coração da Virgem Maria




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.



Fonte: CN

Santo do dia: São Francisco Régis

O santo de hoje nasceu no ano de 1597 numa aldeia francesa. Muito cedo recebeu a graça de ser despertado para o chamado a santidade. Quando Francisco foi estudar no colégio dos Jesuítas, formou um grupo de rapazes dispostos a viverem o Evangelho.

Ao entrar para a Companhia de Jesus, que fazia um lindo trabalho missionário, conseguiu ele ser exemplar em todas as etapas de sua formação que desembocou no exercício do ministério sacerdotal. Como padre priorizou a assistência aos doentes atingidos por uma peste crescente e desejou evangelizar as terras da América, Índia – coisa que não aconteceu – já que foi enviado para uma região desassistida da França. 


Francisco Régis buscava evangelizar as aldeias durante o inverno e, no verão as cidades, nestes lugares colocava todo o seu zelo nos púlpitos, confessionários e nos atendimentos aos doentes. Aconteceu que, impelido pelo Espírito da Caridade, fez inúmeras obras sociais visando as crianças abandonadas e os jovens, isto perdurou até completar 45 anos, quando pôde dizer: "Que felicidade poder morrer, pois vejo Jesus e Maria vindo ao meu encontro para me conduzir à terra dos eleitos". 

São Francisco Régis, rogai por nós!



Fonte: CN

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Evangelho do dia: (João 19,31-37)


Sagrado Coração de Jesus



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: CN

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

A primeira mártir brasileira nasceu em Santa Catarina em 11 de abril de 1919.

Desde cedo despontava na vida de oração, no amor à família e ao próximo. Se unia ao crucificado por meio de penitências. Jovem, mas centrada no mistério da Eucaristia, tinha vida sacramental, penitencial e de oração.

Albertina cuidava do rebanho de seu pai que deu a seguinte ordem: ela devia procurar um boi que se extraviou. No caminho, encontrou um homem de apelido 'Maneco Palhoça', que trabalhava para a família. Ela perguntou a ele se sabia onde estaria o boi perdido. Ele indicou um lugar distante, e a surpreendeu lá, tentando estuprá-la, porém, não teve o êxito.





A jovem resistiu, pois não queria pecar. Por não conseguir nada, ele pegou-a pelo cabelo, jogou-a ao chão e cortou seu pescoço, matando-a imediatamente.

Maneco acusou outra pessoa, que foi presa imediatamente. Ele fingia que velava a menina, e ao se aproximar do corpo, o corte vertia sangue. Ele fugiu, mas foi preso e confessou o crime. Maneco deixou claro que ela não cedeu porque não queria pecar.

Tudo isso aconteceu em 15 de junho de 1931. Por causa da castidade, Albertina não cedeu.

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, rogai por nós!



Fonte: Cn

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Evangelho do dia: (Mateus 5,20-26)


10ª Semana Comum




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 
22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: CN

Santa do dia: Santa Clotilde

A santa que lembramos neste dia marcou a história política cristã da França, já que era filha do rei Ariano. Santa Clotilde nasceu em Leão - França - no ano de 475, e ao perder os pais muito cedo, acabou sendo muito bem educada pela tia que a introduziu na vida da Graça. 

Clotilde era ainda uma bela princesa que interiormente e exteriormente comunicava formosura, quando casou-se com um rei pagão, ambicioso e guerreiro, tendo com ele cinco filhos que acabaram herdando o gênio do pai. Como rainha Clotilde foi paciente, caridosa, simples e como mãe e esposa investiu tudo na conversão destes que amava de coração, por amor a Deus. 





O soberano se propôs à conversão caso vencesse os alemães que avançavam sobre a França; ao conseguir este feito cumpriu sua palavra, pois tocado por Jesus e motivado pela esposa entrou na Catedral para receber o batismo e começar uma vida nova. O esposo morreu na Graça, ao contrário dos filhos revoltados e mortos a espada em guerras. Desta forma Santa Clotilde mudou para Tours, empenhou-se nas obras religiosas, e ajudou na construção de igrejas e mosteiros, isto até entrar no Céu em 545. 

Santa Clotilde, rogai por nós!



Fonte: CN

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Evangelho do dia (Mateus 5,17-19)


Sto. Antonio de Pádua



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 
18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: CN