quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Padre Antônio Maria é assaltado em mosteiro no interior de SP

Seis homens armados e encapuzados invadiram o mosteiro Ain Karim que fica no bairro Campo Grande, na zona rural de Jacareí, às 23h de quarta-feira. Eles foram direto para a casa do padre Antônio Maria.
Depois de render o padre, os bandidos o trouxeram para outra casa onde vivem as irmãs. Ao todo, 15 pessoas ficaram presas num quarto. Em duas horas, os bandidos vasculharam todos os cômodos da casa.
Da sala de convivência das irmãs foram levados uma televisão, um aparelho de DVD e o computador. Os ladrões deixaram rastros por todos os cantos. Eles achavam que havia um cofre e retiraram os quadros da parede.
Além de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, eles roubaram R$ 1.100,00 em dinheiro e fugiram em dois carros do mosteiro. O padre Antônio Maria estudou na Alemanha, trabalhou em Portugal e há mais de 20 anos voltou ao Brasil. Hoje desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes. Ficou famoso com os livros e a música. Tem trabalhos próprios e parceria com grandes artistas brasileiros.
Pe. Antônio Maria em Fortaleza no 1º  Louvor com Cristo do ECC de Fortaleza 
No mosteiro, mesmo depois do susto, o clima era de alívio por ninguém ter ficado ferido.
"Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu falei ′meus filhos não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade’. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada", conta o padre Antônio Maria.
"Um deles ficou comigo, pra me guardar, e ele me desamarrou. Eu falei `eu sei que não vai dizer teu nome, mas eu quero dizer que eu vou rezar muito por você, por vocês, vai falar isso para os teus amigos`. E eu fiquei lá conversando com ele e disse até `eu quero te dar um abraço`, e eu abracei ele e ele me abraçou, e eu senti que era o próprio coitado", diz o padre Antônio Maria.
O padre e as freiras conseguiram escapar e chamaram a Polícia Militar. Até agora ninguém foi preso.
Essa não é a primeira vez que as freiras passam por uma situação parecida. Há dois anos e meio, elas foram assaltadas no mesmo local.
A Polícia Militar informou que irá reforçar a segurança no local. Já a Civil disse que uma equipe já investiga esse caso e vai colher os depoimentos das vítimas.

Fonte: Agência O Globo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vaticano publica indicações para a celebração do «Ano da Fé»


50 anos do Concílio e Catecismo são pontos centrais nas propostas da Santa Sé


A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), organismo da Santa Sé, vai publicar este sábado uma nota com “indicações pastorais” para a celebração do ‘Ano da Fé’ convocado por Bento XVI, revelou o Vaticano, em comunicado.

A iniciativa, com início marcado para 11 de outubro de 2012, assinala o 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Com a promulgação deste ano, o Santo Padre pretende colocar no centro da atenção eclesial aquilo que, desde o início do seu pontificado, tem mais a peito: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé nele”, assinala o comunicado da Santa Sé.

A Nota da CDF, com data de 6 de janeiro, solenidade da Epifania, é composta por uma introdução e algumas “indicações pastorais”.

O Ano da Fé será uma ocasião privilegiada para promover o conhecimento e a difusão dos conteúdos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica”, assinala o documento.

A celebração, que se prolonga até 24 de novembro de 2013, domingo de Cristo-Rei, será feita a quatro níveis, de acordo com a Santa Sé: em toda a Igreja; Conferências Episcopais; dioceses; paróquias, comunidades, associações e movimentos.


No que se refere à celebração em toda a Igreja, para além da celebração da abertura e outros acontecimentos em que participará Bento XVI (Assembleia do Sínodo dos Bispos em Outubro próximo, JMJ de 2013 no Rio de Janeiro), sugere-se que se promovam iniciativas ecuménicas para “invocar e favorecer o restabelecimento da unidade entre todos os cristãos”.

Às Conferências Episcopais pede-se que cuidem da qualidade da formação catequética eclesial e promovem uma “verificação dos catecismos locais” para que haja uma “plena conformidade ao Catecismo da Igreja Católica”.

A CDF apela ainda à utilização das linguagens da comunicação e da arte, com “transmissões televisivas ou radiofónicas, filmes e publicações, a nível popular e acessíveis a um público amplo, sobre o tema da fé, dos seus princípios e conteúdos, bem como sobre o significado eclesial do Concílio Vaticano II”.

A nível diocesano, propõe-se o “diálogo criativo entre a fé e a razão, através de simpósios, encontros e jornadas de estudo, nomeadamente nas Universidades Católicas” e a promoção de “celebrações penitenciais”, com especial atenção aos “pecados contra a fé”.

Quanto às paróquias, comunidades, associações e movimentos, a CDF indica que “a proposta central continua a ser a celebração da fé na liturgia, em especial na Eucaristia”.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização constituirá uma Secretaria para o Ano da Fé, também com presença na Internet, visando “coordenar as várias iniciativas promovidas pelos diferentes Dicastérios Santa Sé e todo o tipo de acontecimentos relevantes para a Igreja universal”.
OC

Fonte: Ag. Ecclsia - Portugal

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PROVÉBIOS 14. 1-9


1 A mulher sábia constrói o seu lar; a insensata o destrói com as próprias mãos. 2 Quem se comporta corretamente teme a Javé; quem perverte a própria conduta o despreza. 3 Da boca do tolo brota a soberba; mas a boca dos sábios os protege. 4 Onde não há bois falta cereal, mas a força do touro traz grande colheita. 5 A testemunha verdadeira não mente; a testemunha falsa respira mentiras. 6 O zombador busca a sabedoria e não a encontra, mas o conhecimento é fácil para o inteligente. 7 Deixe a companhia do homem insensato, porque junto dele você não achará conhecimento. 8 A sabedoria do homem sagaz é discernir seu próprio caminho, mas a estupidez do insensato é loucura. 9 Os insensatos zombam da culpa, mas os retos alcançam favor.


Fonte: Pe. Reginaldo Manzitti