Neste domingo, o Papa, morto em 2005, sérá beatificado.
Das três viagens que fez como comissário de bordo do papa João Paulo II, o gaúcho Clóvis Cézar Cambruzzi, 67 anos, nascido em Farroupilha, guarda uma relíquia: a fronha do travesseiro em que o Pontífice recostou a cabeça para dormir. Além disso, leva na memória a imagem de um homem sorridente, educado e gentil, que, no fim do voo, fazia questão de receber toda a tripulação para fotos e bênçãos.— Na primeira viagem, todos levaram bíblias, terços e medalhas para ele assinar e benzer. Só eu levei 18 bíblias e ele assinou tudo — conta o comissário, hoje aposentado.
Cambruzzi serviu o Papa em 1980, 1991 e 1997 em viagens de retorno à Itália depois de visitas ao Brasil. Nas duas últimas vezes, era chefe da equipe da Varig e pôde ter mais contato com João Paulo II.
— Fui o único privilegiado a fazer as três viagens. Fui abençoado pelo resto da vida. É uma emoção enorme — orgulha-se.
A primeira viagem foi feita com a ajuda de um amigo, que era responsável pela escala da tripulação. Descendente de italianos e fluente na língua, Cambruzzi ganhou a chance de viajar após prometer para o colega um terço abençoado pelo Papa.
O comissário conta que a cabine onde João Paulo II passava o tempo era uma suíte preparada especialmente para ele. Em outras classes, viajavam cardeais, assessores e jornalistas do Vaticano.
Durante a primeira viagem, enquanto a luz do sol permitia, Karol Wojtyla lia e escrevia. Logo após o jantar, se recolhia para dormir. O Pontífice não pedia nada especial para comer e as refeições nunca eram exageradas. Pelo contrário, o Papa costumava comer pouco e beber uma taça de vinho branco.
— Foi o melhor passageiro da minha vida, seguramente.
A emoção era tanta que ninguém da tripulação conseguia dormir na aeronave. Na última viagem, Cambruzzi conseguiu conversar a sós com o Papa.
— Ele estava tomando café da manhã, eu cheguei de fininho e levei as duas fotos que havia tirado com ele nas viagens anteriores. Pedi e ele gentilmente assinou as duas e me deu a benção mais uma vez.
Papa será beatificado no domingo
Neste domingo, João Paulo II, morto em 2005, será beatificado. Faça sua homenagem, enviando um registro feito por você ou por algum familiar em que o religioso apareça. Pode ser a passagem dele pelo Brasil há mais de 20 anos, uma missa no Vaticano ou, se você conseguiu este feito, uma foto com o Pontífice.
Fonte: ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após o comentário deixe o seu nome, obrigado...